A grupanálise é um modelo de intervenção analítica, em grupo, que começou a ser introduzido progressivamente em Portugal, nos anos 50, do século XX, por Eduardo Luís Cortesão (psiquiatra, psicanalista e grupanalista). Constitui um processo de análise pessoal feito num contexto de grupo, com o grupo e pelo grupo. Trata-se usualmente de um grupo heterogéneo de pessoas. Deste modo, através da atividade interpretativa e da dinâmica do grupo analítico, vão-se estabelecendo pontes entre os processos inconscientes e conscientes, visando a análise de cada um dos membros do grupo.