Tanto a psicoterapia individual como a de grupo são baseadas num modelo de intervenção sustentado pela teoria grupanalítica. Ambas são dirigidas para o insight e autoconhecimento da pessoa. Naturalmente, tratando-se de uma terapia analítica, não é focada nos sintomas, procurando aumentar o grau de desenvolvimento, a maturidade e a resistência.
Distinguem-na vários fatores como a menor frequência das sessões, o face a face e a duração do tratamento.