Consulta de Psiquiatria
A Psiquiatria é uma especialidade da Medicina que lida com a prevenção, atendimento, diagnóstico, tratamento e reabilitação das diferentes formas de sofrimentos mentais, sejam elas do foro orgânico ou funcional, com manifestações psicológicas severas.
São exemplos: a depressão, a perturbação bipolar, perturbação bordeline, a esquizofrenia, a demência e as perturbações de ansiedade.
Psicoterapias Individuais e de Grupo
Tanto a psicoterapia individual como a de grupo são baseadas num modelo de intervenção sustentado pela teoria grupanalítica. Ambas são dirigidas para o insight e autoconhecimento da pessoa. Naturalmente, tratando-se de uma terapia analítica, não é focada nos sintomas, procurando aumentar o grau de desenvolvimento, a maturidade e a resistência.
Distinguem-na vários fatores como a menor frequência das sessões, o face a face e a duração do tratamento.
Psicoterapias Grupanalíticas
A grupanálise é um modelo de intervenção analítica, em grupo, que começou a ser introduzido progressivamente em Portugal, nos anos 50, do século XX, por Eduardo Luís Cortesão (psiquiatra, psicanalista e grupanalista).
Constitui um processo de análise pessoal feito num contexto de grupo, com o grupo e pelo grupo. Trata-se usualmente de um grupo heterogéneo de pessoas. Deste modo, através da atividade interpretativa e da dinâmica do grupo analítico, vão-se estabelecendo pontes entre os processos inconscientes e conscientes, visando a análise de cada um dos membros do grupo.
Supervisão Clínica
A supervisão é uma relação entre um psicoterapeuta didata e um supervisando, em que o primeiro escuta e pensa juntamente com o segundo a sua prática clínica e a sua contratransferência. Visa garantir uma intervenção técnica e relacional adequada à luz de um modelo teórico, solidificando assim a identidade profissional. Dirigida a psicoterapeutas (psiquiatras, psicólogos) com formação na teoria analítica e grupanalitica.